Assunto: Prefeitura esclarece ações e medidas restritivas no combate à Covid-19 - Globofest

Notícias


segunda-feira, 1 de março de 2021

Assunto: Prefeitura esclarece ações e medidas restritivas no combate à Covid-19





Prefeitura esclarece ações e medidas restritivas no combate à Covid-19

Preocupada com a saúde da população, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (PMSAJ) intensifica ações de combate à Covid-19. As medidas são adotadas com base no alto índice de contaminados atualmente no município e na Bahia – nunca antes visto – que provocam o sufocamento do sistema de saúde com a falta de leitos de UTI e inspira mais cuidados.

Desde 19 de fevereiro, a PMSAJ iniciou ações intersetoriais envolvendo a maioria das secretarias de governo:

- Equipe de fiscalização no toque de recolher (em parceria com as polícias Civil e Militar) 
- Equipe de orientação diurna no comércio
- Higienização diária de vias, praças e equipamentos esportivos
- Fechamento de parquinhos públicos e praça Padre Matheus

*Vacinação *

3.840 pessoas já receberam a primeira dose de vacina e outras 1.300 já foram vacinadas com a segunda dose. As vacinação é realizada em drive-thru, domiciliar e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e seguem ao longo desta semana conforme escalonamento divulgado pela SMS.

*Decretos*

A PMSAJ segue o decreto estadual nº 20.259 que prorroga o toque de recolher e as medidas restritivas. É proibida a circulação de pessoas em vias públicas das 20 às 05h, exceto para trabalhadores da saúde e da segurança em exercício. Os detalhes estão no decreto municipal nº 124/2021 publicado nesta segunda.

O momento exige cuidado com a saúde e proteção contra o coronavírus que infelizmente vem fazendo vítimas fatais todos os dias no estado. As medidas são de caráter emergencial e em última instância dado o número de contaminados - reflexo de aglomerações e falta de cuidados preventivos. Enquanto não há vacina para todos, a PMSAJ pede a conscientização e colaboração da população para a redução de casos da doença.

*Dados públicos*

Todas as unidades de saúde do município atendem a pacientes com sintomas do coronavírus, mas pessoas com sintomas mais graves são direcionadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Pronto Atendimento (PA).

- 3.169 exames do tipo RT-PCR realizados desde 01/01/2021
- UPA, PA Covid e 25 Unidades de Saúde da Família (USF) para atendimento
- PA com 2 leitos (10 clínicos e 02 de UTI completa), consultórios médico, posto de enfermagem, sala de triagem e testagem, além de equipamentos de raio x com telessaúde integrada e sala de regulação
- 5 leitos de UTI no HRSAJ para tratamento de Covid. 
- Cerca de 370 profissionais de saúde em atuação – 35 no PA, 66 na UPA e os demais nas USFs e em Unidades Básicas de Saúde

Ascom PMSAJ

Sem comentários:

Enviar um comentário